Trabalhando por um futuro melhor!!

Sistema Fotovoltaico Isolado (Off-Grid)

 

Um sistema fotovoltaico isolado produz eletricidade sem conexão à rede que proporciona ao proprietário energia procedente da luz do sol. Normalmente requer o armazenamento da energia gerada em baterias solares (estacionarias) - ou acumuladores - e permite utilizá-la durante as 24 horas do dia. Conheça os kits solares da Bsb Energia Solar para sistemas fotovoltaicos isolados.

 

Um fornecimento de energia solar isolado, quer dizer, autônomo e independente da rede elétrica pública – é ideal em regiões onde a ligação à rede não é possível ou não está prevista devido aos elevados custos de desenvolvimento da construção dos sistemas elétricos da linha, especialmente em zonas rurais remotas.

 

De uma forma geral, os sistemas fotovoltaicos isolados diferenciam-se pela sua tensão de sistema (corrente contínua ou alternada). Nas instalações de energia solar isoladas acopladas em CC, o painel solar conecta-se através de reguladores de carga de CC/ CC.

 

Nos sistemas fotovoltaicos realizados em CA utilizam-se inversores solares convencionais para injetar corrente à rede elétrica. Este sistema fotovoltaico normalmente está composto por painéis solares, regulador de carga, baterias solares, inversor fotovoltaico, etc. Recomenda-se o uso de um monitor de baterias para controlar o estado de carga das mesmas.( Caso controlador não tenha o mesmo).


A instalação de um sistema fotovoltaico isolado deve ser devidamente planificada, estudada e desenhada, tendo em conta, principalmente, estes cinco fatores:

    A potência de conexão necessária (watts Pico)
    O consumo de energia
    O tipo de consumo (corrente continua, alternada, monofásica, trifásica, etc.)
    O período de uso
    A localização e o clima.

 

Exemplos de aplicações de sistemas fotovoltaicos isolados:

    Eletrificação rural: bombas de água, regado, câmaras de refrigeração, etc.
    Sinalização terrestre: iluminação, sinais de advertência, semáforos, etc.
    Aplicações industriais: torres de telecomunicações, antenas, sistemas de vigilância nas refinarias de petróleo e gás.
    Atividades de ócio: em refúgios de montanha, casas de jardim, barcos ou caravanas.

 

Um sistema fotovoltaico tipo:

Potências: a partir de 5 W

Custo aproximado: 16 – 22 R$-Wp

Retorno do investimento: Curto período de tempo.

Parâmetros de funcionamento estabelecidos por: Regulador de carga no caso de sistema CC / Inversor de Senoidal no caso de sistema em CA.

Ex: Sistema  de bombeamento solar